domingo, 22 de abril de 2012

Couscous com Legumes à Marroquina



Ultimamente a minha alimentação alterou-se um pouco. E na quantidade alterou-se muito! Tenho sempre vontade de comer e às refeições sou capaz de comer o dobro do que comia antes. O que já me valeu um aviso da médica por estar com peso a mais. Fico triste por não ter autocontrole nenhum e nem parece meu. Ainda por cima ando tão cansada que não tenho vontade de me mexer do sofá e as caminhadas mensais tiveram que ser interrompidas porque só tinha autorização para as fazer até aos 4 meses de gravidez.

Mas hoje pedi ajuda ao Sous Chef e não foi para cozinhar, foi para me fazer companhia na piscina. Fomos nadar e parece-me que vai ser uma nova rotina para os Domingos de manhã. 

Quanto ao blogue, está a sofrer pelo facto de só me apetecer comidinhas simples e tradicionais do tipo arroz de frango, massa com molho de legumes e peixe assado. Nada que me apeteça publicar. 

Hoje, animados pela natação, regressamos a casa e fizemos este couscous, inspirado numa receita do curso de culinária do DaTerra.

Fiz assim:

Ingredientes
1 cebola roxa pequena
1 dente de alho
1cm de raiz gengibre ralada
1 cenoura ralada
1 beringela cortada em cubos de 1cm
1/2 curgete cortada em cubos de 2cm
1/2 pimento vermelho cortado às tiras
5 floretes de couve flor
1 tomate
2 colheres de sopa de azeitonas às rodelas
1/4 c. de chá de cominhos em pó 
1/4 c. de chá de coentros em pó
1/4 c. de chá de canela
azeite
sal e pimenta
1/2 colher de chá de mel
1 chávena de couscous
amêndoas laminadas e alperce seco



Picar a cebola e colocar num tacho com azeite, juntamente com o gengibre e cozinhar 2-3 minutos. Juntar os cominhos e os coentros e deixar cozinhar mais 1 minuto, mexendo sempre. Juntar a cenoura e cozinhar 2-3 minutos.

Juntar depois os legumes e um fundinho de água, sal e pimenta. Tapar o tacho e cozinhar 20 minutos ou até os legumes ficarem cozinhados. No final, juntar as azeitonas, o mel e a canela. 

Enquanto os legumes estão a cozinhar, preparar o couscous, colocando-o numa travessa com metade da quantidade de água. Tapar com película aderente para que cozinhe no vapor durante cerca de 10 minutos. Com as mãos, separar os grãos. 

Juntar os legumes ao couscous. Servir polvilhado com tâmaras ou alperce seco cortado em tiras e amêndoas laminadas tostadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...