segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cogumelos



 Os cogumelos são uma fonte de selênio, cobre, potássio, zinco e fitoquímicos*. São também  uma boa fonte de vitaminas, incluindo tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido pantotênico (vitamina B5) e niacina (vitamina B3).

100g de cogumelos fornecem 22 calorias, 3,1 gramas de proteína, 0,3g de gordura e 3,2g de hidratos de carbono com 1,2g de fibra. Não contêm colesterol.

Os cogumelos contêm cerca de 80-90 por cento de águae são muito baixos em calorias. Têm muito pouco sódio e gordura, e 8 a 10 por cento do peso seco é fibra. Assim, são um alimento ideal para quem quer controlar o peso ou uma dieta para hipertensos.

O selênio é um antioxidante que trabalha com a vitamina E para proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. O potássio é um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial elevada e reduz o risco de acidente vascular cerebral.

Alguns estudos mostram que os cogumelos podem reduzir o risco de cancro de mama e da próstata.


*Fitoquímicos são compostos encontrados em vegetais, que têm efeito benéfico na saúde. Diferem do que é tradicionalmente chamado de nutriente, já que não são necessários para o metabolismo normal e sua ausência não irá resultar em problemas de saúde por deficiência -- pelo menos não na escala de tempo geralmente atribuída e esse fenómeno (embora não seja uma corrente principal, alguns sustentam que muitas das doenças afligindo pessoas das nações industrializadas são conseqüência da falta de fitonutrientes na dieta). O que está acima de controvérsias é que fitoquímicos têm muitas funções salubres no organismo. Por exemplo, podem melhorar o funcionamento do sistema imunológico, agir directamente contra bactérias e vírus, reduzir inflamação, ou estarem associados no tratamento e/ou prevenção de cancro, doenças cardiovasculares ou qualquer outra enfermidade afectando a saúde ou bem-estar.


Fonte. The Encyclopedia of Healing Foods, Dr M Murray, Dr J Pizzorno, L Pizzorno. Vários sites na internet.




Cogumelos em Papelote






Ingredientes:
(para duas pessoas)


400g de cogumelos (da variedade que gostarem mais, usem pelo menos duas variedades)
1/4 cebola picada
salsa picada
sumo de 1 limão ou vinho branco 
sal e pimenta preta
1 fio de azeite


Aquecer o forno a 200ºC.


Cortar os cogumelos em quartos ou meios conforme o tamanho. Picar cebola e salsa e misturar com os cogumelos. Cortar dois quadrados de papel vegetal ou folha de alumínio. Colocar metade em cada quadrado, temperar com azeite, sal e pimenta e regar com vinho branco ou sumo de limão. Fechar os embrulhos. Levar ao forno 20-30 minutos.


Servi com arroz de grelos. Podem servir como acompanhamento de carnes ou peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...