sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolo de Maçã com Especiarias




Não costumo fazer bolos porque ficam na cozinha a servir de tentação. Mas estou de férias e apeteceu deixar-me tentar por uma fatia de bolo depois de almoço e depois de jantar. De tão boa que está esta tentação não vai durar muitos dias. E depois desta não entra mais nenhuma nos próximos tempos. A receita é do meu livro de culinária preferido, Healthy Appetite, do Gordon Ramsey, o meu Chef famoso preferido. Só não faço mais vezes receitas do livro porque a maior parte usam ingredientes caros ou raramente disponíveis na minha cozinha.

Ingredientes:

1 Kg de maçãs reineta Golden Delicious
50g de açúcar branco
30g de manteiga
1 maçã vermelha Golden Delicious
sumo de 1 limão
225g de farinha de trigo integral
1 colher de chá e meia de fermento royal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal fino
175g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz moscada em pó
1/2 colher de chá de cravinho em pó
1 ovo batido
50ml de azeite
2 colheres de sopa de compota de alperce
1-2 colheres de água 

Descasque, tire o caroço e corte as maçãs às rodelas. Coloque-as numa tacho com o açúcar e a manteiga. Cozinhe em lume alto durante cerca de 15 minutos até as maçãs ficarem em puré e a água em excesso tenho evaporado. Transferir para uma taça para arrefecer. Deve dar aproximadamente 475g de puré.

Ligar o forno a 170ºC. Untar uma forma redonda de 23cm de diâmetro e forrar com papel vegetal. Descascar, tirar o caroço e fatiar a maçã vermelha. Colocar numa taça com o sumo de limão e um pouco de água.

Numa taça grande, misturar a farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal, açúcar e as especiarias.  Fazer uma cova no centro e juntar o ovo, azeite e puré de maçã. Misturar todos os ingredientes até ficar uma massa homogénea. 

Transferir a massa para a forma e alisar com uma espátula. Levar ao forno cerca de meia hora ou até o centro começar a ficar firme. Retirar do forno e rapidamente espalhar a maçã laminada por cima, de forma concêntrica. Pincelar as maçãs com sumo de limão. Devolver a forma ao forno e cozinhar mais meia hora ou até um palito inserido no centro do bolo, sair seco. 

Deixar o bolo arrefecer ligeiramente até desenformar. 

Aquecer a compota com a água e pincelar o topo do bolo para ficar glaceado.

Servir quente...ou frio..ou no dia seguinte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...