quarta-feira, 29 de junho de 2011

Morangos e Framboesas


Ontem prometi ao meu sous chef um jantar especial. Mas como ando preocupada com os quilos a mais, a parte da sobremesa preocupou-me. Mas como o "especial" num jantar depende muitas vezes da apresentação, fiz esta sobremesa que não envolve nem cozinhar nem ser muito criativa.

Comprei uma embalagem de framboesas e uma de morangos. Lavei-os e tirei os pés aos morangos, que eram pequenos e bem vermelhos. Cobri-os com iogurte natural magro. Numa frigideira tostei amendoas aos palitos e polvilhei-os por cima do iogurte. Decorei com uma folha de menta. Se quiserem que fique mais interessante podem deitar umas gotas de xarope de flor de sabugueiro (à venda na Loja Sueca da IKEA).

Ficaram umas tacinhas muito bonitas.

Framboesas
As framboesas são um fruto doce e com poucas calorias, ideal para quem quer uma sobremesa sem peso na consciência. A cor da framboesa deve-se aos flavonoides que têm uma acção antioxidante. São também uma fonte de ácido elágico, que é um poderoso composto anti-cancerígeno.

São ricas em fibra, manganésio e vitamina C, B2 e ácido fólico.

100 gramas de framboesas contém 52 calorias, 1.2 gramas de proteínas, 0.7 gramas de gordura, 11.9 gramas de hidratos de carbono, 6.5 gramas de fibra e 4.4 gramas de açucares naturais (frutose e glicose).

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ameixas


As ameixas são uma boa fonte de vitamina C, B1, B2 e B6 e de fibra. 100g de ameixas (cerca de duas) contém 46 calorias, 0.7g de proteína, 0.3g de gordura, 11.4g de hidratos de carbono, 1.4g de fibra e 9,9g de açucares naturais (glucose, frutose e sacarose).

As ameixas são conhecidas pelas suas propriedades laxantes (as ameixas secas são mais eficazes).

Têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

Fonte: The Encyclopaedia of Healing Foods

Uma ameixieira carregada e duas tartes de ameixa




No meu primeiro dia de férias em Moledo, cortei a relva e apanhei todas as ameixas que podia da ameixieira da minha mãe. Já estavam demasiado maduras para ficarem na árvore. Se não as apanhasse caiam ao chão.
O resultado foi uma quantidade enorme de compota de ameixa deliciosa que a minha mãe fez e uma desculpa para fazer uma sobremesa com a fruta. Fui à internet e no google procurei por "Tarte de Ameixa". Escolhi duas receitas que me chamaram a atenção por serem simples e terem um aspecto maravilhoso. Pedi para me ajudarem a escolher uma para fazer de sobremesa. Ninguém conseguiu decidir entre as duas, então comemos tarte de ameixa dois dias seguidos!

Tarte de Ameixa I

Em vez de usar ameixas amarelas fiz com vermelhas. Reduzi o açucar um pouco e a tarte ficou óptima. As ameixas eram ácidas o que tornou a sobremesa ainda melhor. Quem gostar de sobremesas mais doces deve usar a quantidade total de açucar recomendada no blogue. Para além destas alterações e porque a minha tarteira era maior do que a da receita original, fiz receita e meia.


Não ficou nada parecida com a tarte do blogue original mas ficou certamente tão boa como a da Leonor de Sousa Bastos.

Fiz assim:

Ingredientes:

Massa:

185 g de farinha de trigo
110g de manteiga
75 g de açúcar
2 gemas
1,5 colher de chá de fermento químico
Misturar todos os ingredientes com a manteiga derretida.
Untar com manteiga e forrar uma tarteira de uns 25 cm de diâmetro com a massa.


Recheio:
8 ameixas
75 g de manteiga derretida
75 g de açúcar
3 ovos
Umas gotas de sumo de limão

Ligar o forno a 180ºC.
Dispor sobre a massa as ameixas descascadas e cortadas.
Misturar a manteiga, o açúcar, os ovos e o limão e deitar sobre as ameixas.
Cozer 45 minutos.

Tarte de Ameixa II
Blogue: Pratos e Travessas

Esta tarte é mais um bolo com ameixas por cima. Mas mesmo assim muito bom. Talvez tenha colocado demasiada massa para a tarteira e por ter ficado tão alta parecia um bolo. E tinha pouca fruta. Devia ter colocado ameixas a meio e não só por cima. Também tería ficado melhor com umas gotas de limão na massa. Não sobrou nada para contar história. A massa com a amêndoa fica mesmo boa. E mais uma vez reduzi a quantidade de açucar. Como não quis fazer os queques de ameixa, fiz só dois terços da receita:


Ingredientes:
200 g. de farinha
150 g. de amêndoa moída
140 g. de açúcar
165 g. de manteiga amolecida
3 ovos
1 dl. de leite
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino
6 ameixas vermelhas


Ligar o forno a 180ºC. Cortar as ameixas em rodelas. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa (3 minutos). Juntar os ovos, 1 a 1, batendo sempre. Juntar o leite e mexer, depois juntar a amêndoa moída, misturar e por fim juntar a farinha peneirada com o sal e o fermento. Untar uma tarteira de 25 cm com manteiga. Encher a tarteira com a massa quase até cima (até 3/4) e dispôr as rodelas de ameixa por cima. Levar ao forno 30 minutos. Quando inserir um palito na massa, deve sair seco.
Conclusão: a primeira tarte é para repetir. A segunda tarte também mas para o lanche. E a fruta que se põe por cima depende só da nossa imaginação. Vai ficar bem com cerejas, maçãs, pêssegos. E a última conlusão depois de ver fotos minhas de bikini é que devia parar de comer tartes porque a barrigola e o pneuzinho não vão ficar nada bem dentro do vestido em Setembro.

Salada de Quinoa, Manga e Mirtilo

Vi esta receita no blogue Veggie Bely. O verão é a altura idela para comer saladas portanto fui comprar uma manga e uma caixinha de mirtilos (que inexplicavelmente vêm do Chile quando temos produção nacional aqui tão perto). A combinação de sabores é fabulosa.

Fiz assim:
(para duas pessoas)

Ingredientes:
1/2 chávena de quinoa
1 chávena de água

1/2 chávena de mirtilos
1/2 chávena de manga cortada aos cubos
1/2 chávena de pepino cortado aos cubos
1/2 chávena de grão de bico
1 colher de sopa de cranberries secas

1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sumo de limão
1/4 colher de sopa de raspa de limão
Oregãos secos, sal e pimenta
(devia ter usado manjericão fresco mas esqueci-me de comprar; substituí pelos oregãos)

Cozer a quinoa com o dobro de quantidade de água (ou de acordo com a embalagem) durante 15 minutos. Separar os grãos com um garfo e deixar arrefecer à temperatura ambiente.

Cortar a manga e pepino em cubos do mesmo tamanho dos mirtilos. Misturar com os mirtilos e grão-de-bico e colocar no frigorífico enquanto a quinoa arrefece.

Para temperar a salada misturar o azeite, sumo e raspa de limão, sal, pimenta e oregãos e colocar no frigorífico a refrigerar.

Misturar os mirtilos, manga, pepino e grão-de-bico com a quinoa. Temperar apenas antes de servir.

Não usem o tempero todo a nã oser que gostem da salada a saber muito a limão, como eu gosto!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Refresco de Tomilho


Comprei há uns dias este jarro por 1,39€ no Pingo Doce e sinto por isso obrigação de lhe dar uso. Gosto muito de preparar bebidas quentes no inverno e frescas no verão mas não as sei fotografar. Tenho esperança que este jarro me permita colocar no blogue mais receitas de refrescos durante este verão.

Fiz assim

Ingredientes:
1 litro de água
alguns ramos de tomilho (eu uso o tomilho do quintal da minha mãe, seco, mas se tiverem fresco melhor, como alternativa usem as folhinhas dos frasquinhos que se compram no supermercado).
5 rodelas finas de gengibre
1 limão
2 colheres de mel

Num tacho fervi a água com o tomilho e o gengibre, deixei ferver cerca de 5 minutos até a água estar tingida e se sentir o cheiro maravilhoso do tomilho a sair do vapor.

Coei a água para um jarro, de forma a que as folhinhas fiquem no coador e não passem para o refersco. Coloquei no jarro o gengibre e os ramos maiores de tomilho (apenas porque ficava melhor na foto! Não precisam de deixar os ramos de tomilho na água, só o gengibre). Juntei o mel. Deixei arrefecer. Juntei o sumo de meio limão e cortei a outra metade em rodelas que coloquei no frasco.

Pus o frasco no frigorifico durante a noite.

Deve beber-se muito frio e se for preciso juntem mais mel. O mel tem tendência em ir para o fundo por isso mexam o sumo com uma colher comprida antes de servir para copos.


Bolachas Pintarolas do Chef João

 Spotty Dotty Cookies
 No fim-de-semana passado tive um sous-chef convidado na minha cozinha. Mandei o meu sous-chef habitual de "férias" e veio um mini chef em substituição.Mini só em tamanho porque em talento e enegia é bem maxi. E sairam da minha cozinha estas bolachas pintarolas.

Neste fim-de-semana aprendi que quando os adultos estão cansados, as crianças estão cansadas também, mas o entusiasmo pode não deixar que isso se veja. O meu mini sous chef foi para casa com uma carinha de quem precisava mesmo de dormir. É uma aprendizagem para quem as crianças são seres desconhecidos.

A receita tirei-a da revista Easy Food de Junho.

Ingredientes:
(faz 20 bolachas)
225g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
340g de açucar branco (metade desta quantidade é suficiente)
85g de açucar amarelo
2 ovos
425g farinha com fermento
100g de chocolate branco partido em pedaços
3 caixinhas de pintarolas

Aquecer o forno a 190ºC.

Bater a manteiga e açucar até ficar fofinho. Juntar os ovos e continuar a bater. Adicionar a farinha aos poucos e ir mexendo. Quando estiver uma massa homogénea, juntar o chocolate branco e as pintarolas.

Fazer bolinhas de massa com as mãos e colocar num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal. Com o nó dos dedos esmagar um pouco as bolinhas para formar discos redondinhos e altos.

Levar ao forno 10 minutos ou até estarem douradas. Transferir para uma rede e deixar arrefecer.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Muffins de Maçã e Canela


Ingredientes:
(faz cerca de 18)
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 chávena de manteiga amolecida
1/4 chávena de açucar branco
1/2 chávena de açucar mascavado
1 ovo batido
1 chávena de iogurte natural
2 maçãs, descascadas e partidas aos pedaços

Aquecer o forno a 180ºC.

Misturar numa taça as farinhas, fermento, bicarbonato de sódio, sal e canela.

Noutra taça bater a manteiga com o açucar branco e metade do açucar mascavado até ficar cremoso. Juntar o ovo e continuar a bater. Juntar o iogurte e misturar bem. Adicionar a mistura das farinhas e por fim os pedaços de maçã.

Dividir a massa por forminhas, e polvilhar o restante açucar mascavado por cima dos muffins.

Levar ao forno cerca de 15 minutos, até ficarem dourados.

Fonte: Whole Wheat Apple Muffins - Smitten Kitchen

Água de Melancia


O que leva a Capuchinho Vermelho no cesto para a avó? Foi este o desafio de aniversário do blogue Receitas da Belinha Gulosa.

E como está calor e eu não queria que a avó ficasse com sede depois de tantas coisas boas que os blogues participantes vão colocar no cesto, fiz uma água de melancia. Bem fresquinha e vermelha, como o capucho da menina que leva o cesto.

Fiz assim:

Coloquei uma fatia de 2cm de melancia sem casca na centrifugadora. Misturei o sumo de melancia com meio litro de água mineral fresquinha. Coloquei num jarro (ou num frasco se for para a Capuchino levar para a avó) com um ramo de menta. Decorei com bolinhas de melancia).


Parabéns Belinha Gulosa!




domingo, 19 de junho de 2011

Bolo Melancia



Visito regularmente o site Veggie Belly e não resisti em copiar a ideia do Watermelon Cake, que foi inspirado numa sugestão da Martha Stewart para uma apresentação original da melancia. Podem ver as "instruções" com fotos para preparar esta sobremesa de verão aqui.

Eu achei que era boa ideia para levar a uma churrascada com amigos. No Veggie Belly dão a ideia de "regar" a melancia com cachaça. E para a próxima vai ser mesmo assim que a vou servir.

Cortei uma rodela de cerca de 5 cm do meio da melancia. Coloquei num prato e cortei em 8 fatias. Com as pontas da melancia, fiz bolinhas que coloquei em cima da fatia bolo. Guardei no frigorifico e servi fresquinho.


Melancia

A melancia tem um conteúdo de água de cerca de 92% e tem muito poucas calorias. É uma boa fonte de vitamina C, betacarotenos e licopenos que são dos antioxidantes mais importantes na nossa alimentação (os licopenos dão a cor vermelha à melancia). É também uma fonte de vitamina B1 e B6, magnésio, potássio e fibra.

Porque contém tanta água é um excelente diurético e como tem poucas calorias, apresenta uma elevada quantidade de nutrientes por caloria, comparativamente com outros frutos.  


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como faço o jantar em três tempos



E quando passei o dia todo a fazer compras e me apercebo que falta menos de uma hora para o meu sous-chef chegar a casa, o que faço?

Compro um robalo. Coloco-o numa travessa, em cima de rodelas de cebola. Faço-lhe uns cortes na diagonal dos dois lados. Rego-o com um fio de azeite, sumo de limão e polvilho com sal grosso e tomilho seco. Recheio-o com rodelas de limão, tomilho e cebola. Coloco uns tomates cherry na travessa e levo ao forno 20-25 minutos dependendo do tamanho do peixe.

Preparo couscous de acordo com as dicas da minha irmã. Numa taça, deito um copo de couscous. Fervo a mesma quantidade de água e coloco uma saqueta de chá de menta. Verto a água para a taça, uma pitada de sal e um fio de azeite. Espero cinco minutos e com um garfo, separo os grãos. No microondas, cozo uma mão cheia de ervilhas congeladas e misturo-as no couscous.

E num instante tenho um jantar saudável que não me obrigou a ficar com a barriga encostada ao fogão.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Massa de Salmão, Espinafres e Cogumelos


Ingredientes
(para duas pessoas)
150g de massa
azeite
1 lombo de salmão cortado aos cubos
100g de espinafres congelados
6 cogumelos frescos laminados
2 tomates pelados cortados em cubos (de lata mas sem o sumo)
6 tomates cherry
1/2 bola de queijo mozzarela fresco

Cozer a massa numa panela com muita água temperada com sal.

Num tacho saltear os cogumelos em azeite 1-2 minutos, juntar o salmão e mexendo sempre cozinhar mais 2-3 minutos. Juntar os espinafres, tomate pelado e um pouco de água se necessário. Colocar a tampa no tacho e cozinhar cerca de 10 minutos. Adicionar mais água se for preciso.

Quando a massa estiver cozida, misturar com o molho de salmão. Colocar numa travessa de ir ao forno. Cortar os tomates cherry a meio e colocar em cima da massa. Espalhar o queijo mozarella por cima e levar ao forno cerca de 15 minutos até o queijo estar dourado.

Feijões de Soja Tostados com Mel


Aquecer o forno a 180ºC.

Pincelar um tabuleiro de ir ao forno com azeite. Colocar os feijões de soja no tabuleiro, bem espalhados de forma a que não se sobreponham. Com um garfo espalhar mel pelos feijões. Abanar a travessa de forma a que os feijões fiquem todos cobertos com azeite e mel. Levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou o tempo necessário para ficarem estaladiços sem queimar. De vez em quando, abanar o tabuleiro de forma a tostar os feijões dos dois lados.

Temperar com sal fino e servir.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Feijões de Soja Tostados



Ingredientes:
Feijões de soja congelados
sal grosso
açafrão da Índia

Aquecer o forno a 200ºC.
Colocar os feijões de soja num tabuleiro de ir ao forno, de forma a que não se sobreponham e que fiquem bem espalhados pelo tabuleiro. Polvilhar com sal grosso e açafrão da Índia. Levar ao forno cerca de meia hora, abanando de vez em quando o tabuleiro para tostar os feijões do dois lados. Prestar atenção para não queimarem, Retirar do forno quando estiverem douradinhos e estaladiços.

Substitui as pipocas durante um filme ou os tremoços que acompanham uma cerveja.

Os benefícios da soja poderiam preencher um livro. Têm um alto conteúdo de proteína, fibra e isoflavonas. Tem efeitos no combate ao colesterol e cancro. Para mais informação vejam este site.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Saumon en Croûte


Cheguei a casa com uma cabeça de melancia e em vez de a enfiar num balde de gelo para desinchar, fui para a cozinha desopilar. Mas cozinhar num dos meus dias mulher bomba é má ideia. Porque quando corre mal, é mais um motivo para uma explosão.

Comprei  há uns dias uma embalagem de massa brik para experimentar. E não gostei muito porque não sabe a nada e é, comparada com a filo, muito pouco interessante.

De qualquer forma o jantar ficou bom porque salmão com espinafres e cogumelos nunca pode correr mal.

Ingredientes
(para duas pessoas)
2 folhas de massa brik (usem massa filo que é melhor)
2 lombos de salmão
1/4 cebola cortada finamente
175g de espinafres frescos e lavados
6 cogumelos frescos laminados
azeite, sal, sumo de limão
ovo, sementes de sésamo

Aquecer o forno a 180ºC.

Temperar o salmão com umas gotas de sumo de limão e sal.

Num tacho ou frigideira alta, aquecer azeite e saltear a cebola, os cogumelos e os espinafres. Quando os espinafres estiverem cozinhados, retirar do lume. Com uma faca cortar os espinafres e cogumelos em pedaços e espremer o excesso de água.

Colocar uma folha de massa brik numa superficie da bancada da cozinha. Colocar uma colherada de espinafres no centro, o lombo de salmão em cima e mais uma colherada de espinafres no topo. Embrulhar o salmão na massa de forma a ficar um rectângulo. Pincelar com ovo ou com leite e polvilhar com sementes de sésamo.

Levar ao forno a 180ºC durante 20-25 minutos. Servir com uma salada.

O salmão com os espinafres e cogumelos ficou bom apesar da massa ser um seca.

Como teste, fiz também uns pastéis com frango que ficaram horríveis e que provam que em dias de mau humor e má disposição, é melhor não inventar e fazer uma das minhas massas gratinadas no forno com legumes que saem sempre bem.

Acabei o dia irritada porque tinha montes de louça para lavar, a casa precisa de ser aspirada, o sofá da sala precisa de ser desenterrado da tralha toda que o cobre, a roupa precisa de ir para a máquina e as meias têm que ser dobradas e guardadas nas gavetas. Não consegui namorar com o meu sous chef, dormi mal e tive um pesadelo horrível em que larvas pretas me saíam pelo nariz e pela boca e me sufocavam, por causa de algo que tinha comido numas férias num país sujo como os que tenho a manía de escolher para ir de viagem. Acordei com um salto na cama e transpirada. Preciso mesmo de conseguir dormir uma noite.

Mas apesar das insónias que há 10 dias me deixam em estado permanente de cansaço, o salmão estava bom. Salmão com espinafres e cogumelos é sempre bom!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...