quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tagine de Abóbora e Chalotas com Amêndoas e Sultanas


As fotografias ultimamente estão difíceis de tirar. Só cozinho à noite, com pouco tempo para a foto e sem as condições necessárias. Mesmo assim acho que vale a pena partilhar a minha nova mania das tagines. Esta estava mesmo boa. Muito especial. 

Já ficou prometido ao sous chef que a próxima tagine seria de borrego com castanhas, mas ficou acordado também que tínhamos que fazer uma pausa nas comezainas, porque a balança já se queixa.

Fica para já mais uma receita vegetariana, um pouco cara pela quantidade de amêndoas e sultanas, que a tornam também, juntamente com o mel, um pouco calórica. Fica equilibrada pela abóbora que não tem muitas calorias e está cheia de coisas boas: carotenos, fibra e vitaminas A, C e E.

Ultimamente o cesto da sogra vem cheio de abóbora e foi a que usei, apesar da receita pedir butternut squash, que sendo mais firme, se aguentaria melhor sem se desfazer. Façam com a abóbora que gostarem mais. A que vem no meu cesto é óptima e é melhor aproveitar enquanto está na época.

Fiz assim:

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 colher de sopa de  azeite
1 nó de manteiga
12 chalotas inteiras descascadas
1 dente de alho ligeiramente esmagado
80g de sultanas
80g de amêndoas sem pele
1-2 colheres de chá de pasta de harissa (de compra ou feita em casa)
2 colheres de sopa de mel
1 abóbora butternut média (ou outra abóbora, em quantidade suficiente para 4 pessoas), cortada em fatias
sal, pimenta preta e coentros frescos picados
1 limão em gomos, para servir

 Aquecer o azeite e manteiga numa tagine ou tacho de ferro fundido. Saltear as chalotas e alho até ficarem douradas. Juntar as amêndoas e sultanas e envolver na pasta de harissa* e mel. Adicionar a abóbora e envolver de forma a que passem pelo azeite, especiarias e mel. Cobrir o fundo da tagine com água e deixar cozinhar 20 minutos, mantendo firmes a abóbora e chalotas. 

Temperar com sal e pimenta e servir com coentros picados e um gomo de limão.

Esta tagine pode ser servida como acompanhamento a carnes grelhadas ou apenas com couscous. 

* Para fazer pasta de harissa, coloquem numa picadora 2 dentes de alho picados, 1/2 colher de chá de sal, 1 colher de chá de cominhos, 1 colher de chá de coentros em pó, 4 colheres de azeite, 8 malaguetas secas sem as sementes. Resulta numa quantidade de pasta de harissa que poderá ser guardada no frigorífico, num frasco bem fechado, durante um mês.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...