sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Duas Compotas de Abóbora



A Sogra mandou-me um pedaço enorme de uma abóbora e eu levei as mãos à cabeça "O que é que eu vou fazer com isto tudo". Mas demorou pouco até lhe pedir outro pedaço igual. Abóbora dá para fazer tanta coisa. Guisados, assados, sopinhas e a minha compota preferida - abóbora. 

Ando a treinar nas compotas e saem-me bem apesar de ter sempre o dilema da quantidade açúcar. Não gosto quando são muito doces mas quando lhes tiro o açúcar ficam mais líquidas (e não quero usar pectina, acho que é batota). Para uma próxima tiro mais 100g e vejo o que acontece. De qualquer forma estas duas receitas já são aceitáveis quando ao grau de doçura. E já vou mandar um frasco à minha mana, ou seja já é digna de ser oferecida.

Compota de Abóbora e Cenoura

1 Kg de abóbora
600g de açucar
2 cenouras cortadas em juliana
2 paus de canela
2 cravinhos
1pedaço de casca de limão
nozes e amêndoa em palitos (a gosto)

Levar todos os ingredientes num tacho ao lume e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até atingir o ponto estrada. Retirar a canela, casca de limão e cravinho. Eu passo um pouco com a varinha mágica mas mantendo pedaços de abóbora e cenoura inteiros, mas não é obrigatório. Junto nozes e amêndoas.

Guardo em frascos esterilizados.  

Cortei a cenoura em juliana com o descascador de cenouras e assim consegui tiras muito fininhas.

Compota de Abóbora e Amêndoas

1 Kg de abóbora 
600g de açúcar
1 pau de canela
sumo de 1 limão
amêndoas em palitos
canela em pó

Coloquei a abóbora, açúcar, sumo de limão e pau de canela num tacho e levei ao lume cerca de uma hora,  até atingir o ponto estrada. Juntei as amêndoas e canela em pó e guardei em frascos esterilizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...