quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Compota de Abacaxi e Gengibre



Esta compota é para amantes de doces pouco doces e de gengibre. É amarga e doce. Usei pouco açúcar porque não gosto de compotas em que o açúcar mascara o sabor da fruta e usei muito gengibre (porque na compota de laranja fiquei desiludida com a falta de aroma a gengibre). 

O abacaxi tem muito pouca pectina e normalmente as compotas de abacaxi são misturadas com outra fruta como pêra ou maçã, que são ricas em pectina e que assim fazem com que a  compota fique mais sólida.

Mesmo assim arrisquei e fiz a compota só com abacaxi e com muito pouco açúcar (dois factores que contribuíram para uma compota ligeiramente líquida). O abacaxi é uma fruta muito doce por isso pede pouco açúcar mas se preferirem uma compota mais doce, adicionem mais 50-100g.

Fiz assim:

Ingredientes
1 Kg de abacaxi já descascado e cortado em cubos de cerca de 1 cm
300g de açucar
25g de gengibre cortado em palitos fininhos
200ml de água
sumo e polpa de 1 limão

Coloquei a água e o açúcar num tacho ao lume e fervi até o açúcar se dissolver e a mistura ficar translúcida. Juntei o abacaxi, gengibre, sumo e polpa de limão.

Cozinhei em lume médio durante uma hora mexendo regularmente. Passei com a varinha mágica de forma a manter alguns pedaços inteiros.

Esta compota provavelmente não atinge o ponto estrada. Não tentei sequer que o fizesse senão corria o risco de a cozer demais.


Guardar em frascos esterilizados e depois de fria, manter no frigorífico.

Está líquida mas muito saborosa. Vai ficar óptima em torradas, misturada com iogurte natural ou num bolo de abacaxi (os chamados upside down cakes).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...