segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma ameixieira carregada e duas tartes de ameixa




No meu primeiro dia de férias em Moledo, cortei a relva e apanhei todas as ameixas que podia da ameixieira da minha mãe. Já estavam demasiado maduras para ficarem na árvore. Se não as apanhasse caiam ao chão.
O resultado foi uma quantidade enorme de compota de ameixa deliciosa que a minha mãe fez e uma desculpa para fazer uma sobremesa com a fruta. Fui à internet e no google procurei por "Tarte de Ameixa". Escolhi duas receitas que me chamaram a atenção por serem simples e terem um aspecto maravilhoso. Pedi para me ajudarem a escolher uma para fazer de sobremesa. Ninguém conseguiu decidir entre as duas, então comemos tarte de ameixa dois dias seguidos!

Tarte de Ameixa I

Em vez de usar ameixas amarelas fiz com vermelhas. Reduzi o açucar um pouco e a tarte ficou óptima. As ameixas eram ácidas o que tornou a sobremesa ainda melhor. Quem gostar de sobremesas mais doces deve usar a quantidade total de açucar recomendada no blogue. Para além destas alterações e porque a minha tarteira era maior do que a da receita original, fiz receita e meia.


Não ficou nada parecida com a tarte do blogue original mas ficou certamente tão boa como a da Leonor de Sousa Bastos.

Fiz assim:

Ingredientes:

Massa:

185 g de farinha de trigo
110g de manteiga
75 g de açúcar
2 gemas
1,5 colher de chá de fermento químico
Misturar todos os ingredientes com a manteiga derretida.
Untar com manteiga e forrar uma tarteira de uns 25 cm de diâmetro com a massa.


Recheio:
8 ameixas
75 g de manteiga derretida
75 g de açúcar
3 ovos
Umas gotas de sumo de limão

Ligar o forno a 180ºC.
Dispor sobre a massa as ameixas descascadas e cortadas.
Misturar a manteiga, o açúcar, os ovos e o limão e deitar sobre as ameixas.
Cozer 45 minutos.

Tarte de Ameixa II
Blogue: Pratos e Travessas

Esta tarte é mais um bolo com ameixas por cima. Mas mesmo assim muito bom. Talvez tenha colocado demasiada massa para a tarteira e por ter ficado tão alta parecia um bolo. E tinha pouca fruta. Devia ter colocado ameixas a meio e não só por cima. Também tería ficado melhor com umas gotas de limão na massa. Não sobrou nada para contar história. A massa com a amêndoa fica mesmo boa. E mais uma vez reduzi a quantidade de açucar. Como não quis fazer os queques de ameixa, fiz só dois terços da receita:


Ingredientes:
200 g. de farinha
150 g. de amêndoa moída
140 g. de açúcar
165 g. de manteiga amolecida
3 ovos
1 dl. de leite
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino
6 ameixas vermelhas


Ligar o forno a 180ºC. Cortar as ameixas em rodelas. Bater a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa (3 minutos). Juntar os ovos, 1 a 1, batendo sempre. Juntar o leite e mexer, depois juntar a amêndoa moída, misturar e por fim juntar a farinha peneirada com o sal e o fermento. Untar uma tarteira de 25 cm com manteiga. Encher a tarteira com a massa quase até cima (até 3/4) e dispôr as rodelas de ameixa por cima. Levar ao forno 30 minutos. Quando inserir um palito na massa, deve sair seco.
Conclusão: a primeira tarte é para repetir. A segunda tarte também mas para o lanche. E a fruta que se põe por cima depende só da nossa imaginação. Vai ficar bem com cerejas, maçãs, pêssegos. E a última conlusão depois de ver fotos minhas de bikini é que devia parar de comer tartes porque a barrigola e o pneuzinho não vão ficar nada bem dentro do vestido em Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...