quarta-feira, 1 de junho de 2011

Saumon en Croûte


Cheguei a casa com uma cabeça de melancia e em vez de a enfiar num balde de gelo para desinchar, fui para a cozinha desopilar. Mas cozinhar num dos meus dias mulher bomba é má ideia. Porque quando corre mal, é mais um motivo para uma explosão.

Comprei  há uns dias uma embalagem de massa brik para experimentar. E não gostei muito porque não sabe a nada e é, comparada com a filo, muito pouco interessante.

De qualquer forma o jantar ficou bom porque salmão com espinafres e cogumelos nunca pode correr mal.

Ingredientes
(para duas pessoas)
2 folhas de massa brik (usem massa filo que é melhor)
2 lombos de salmão
1/4 cebola cortada finamente
175g de espinafres frescos e lavados
6 cogumelos frescos laminados
azeite, sal, sumo de limão
ovo, sementes de sésamo

Aquecer o forno a 180ºC.

Temperar o salmão com umas gotas de sumo de limão e sal.

Num tacho ou frigideira alta, aquecer azeite e saltear a cebola, os cogumelos e os espinafres. Quando os espinafres estiverem cozinhados, retirar do lume. Com uma faca cortar os espinafres e cogumelos em pedaços e espremer o excesso de água.

Colocar uma folha de massa brik numa superficie da bancada da cozinha. Colocar uma colherada de espinafres no centro, o lombo de salmão em cima e mais uma colherada de espinafres no topo. Embrulhar o salmão na massa de forma a ficar um rectângulo. Pincelar com ovo ou com leite e polvilhar com sementes de sésamo.

Levar ao forno a 180ºC durante 20-25 minutos. Servir com uma salada.

O salmão com os espinafres e cogumelos ficou bom apesar da massa ser um seca.

Como teste, fiz também uns pastéis com frango que ficaram horríveis e que provam que em dias de mau humor e má disposição, é melhor não inventar e fazer uma das minhas massas gratinadas no forno com legumes que saem sempre bem.

Acabei o dia irritada porque tinha montes de louça para lavar, a casa precisa de ser aspirada, o sofá da sala precisa de ser desenterrado da tralha toda que o cobre, a roupa precisa de ir para a máquina e as meias têm que ser dobradas e guardadas nas gavetas. Não consegui namorar com o meu sous chef, dormi mal e tive um pesadelo horrível em que larvas pretas me saíam pelo nariz e pela boca e me sufocavam, por causa de algo que tinha comido numas férias num país sujo como os que tenho a manía de escolher para ir de viagem. Acordei com um salto na cama e transpirada. Preciso mesmo de conseguir dormir uma noite.

Mas apesar das insónias que há 10 dias me deixam em estado permanente de cansaço, o salmão estava bom. Salmão com espinafres e cogumelos é sempre bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...