sábado, 2 de abril de 2011

Bolinhos de Salmão


Uma visita ao Marshopping resultou na compra da revista Blue Cooking e de uma embalagem de 4 lombos de salmão LAX FILÉ da Loja Sueca da IKEA.

Já tinha visto na revista Easy Food uma receita de Salmon Fish Cakes e fiquei com muita vontade de experimentar. A receita de salmon fish cakes da Easy Cook e a receita de bolinhos de salmão da Blue Cooking são muito semelhantes. Eu segui a da revista portuguesa porque a inglesa pedia Spring Onions, que é algo que nunca encontro nos supermercados.

Fiz assim:

Ingredientes
(2 pessoas)
200g de salmão
250g de batatas para cozer
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de salsa
1 colher de sopa de cebolinho
1 ovo pequeno
azeite q.b.
sumo e raspa de limão
sal e pimenta
farinha q.b.

Descasquei as batatas, cortei-as em cubos grande e cozi numa panela de água com sal. Cozi o salmão com um pouco de sal e pimenta durante cerca  de 10 minutos (ainda estava congelado).

Escorri as batatas e esmaguei-as até ficar puré. Quando estavam frias, juntei o salmão em lascas, a salsa, cebolinho, raspa de limão e ovo.

Com a ajuda de farinha, moldei 4 bolinhos em forma de disco. Coloquei num prato, cobri com pelicula anderente e levei ao frigorifico uma hora.

Fritei os bolinhos numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite. Cozinhei cerca de 3 minutos de cada lado. Com a ajuda de pinças (ou com as mãos e uma espátula como eu fiz) corei as bordas dos bolinhos agarrando-os na lateral.

Antes de servir, reguei com sumo de limão. Servi com salada de cenoura, rúcula e couve roxa.

Na fotografia está uma versão "mini" destes bolinhos que fiz para experimentar se sería boa ideia fazer canapés de salmão com esta receita. E sim, quando tiver convidados, uns mini bolinhos de salmão davam uma óptima entrada.

1 comentário:

  1. Afinal até eu comia um bolinho de salmâo... Têm um aspecto óptimo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...