sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sopa de Agrião, Alho Francês e Grão-de-Bico


Começou a semana das sopas. As dores de barriga ultimamente são insuportáveis e não consigo perceber porquê. Um nutricionista provavelmente diria para eu nao comer grão-de-bico mas assim todo esmagadinho acho que não faz mal. O que é importante quando tenho indigestão durante vários dias seguidos, é dar descanço ao meu aparelho digestivo. E é por isso que como sopa passada. Faço uma parte do trabalho para a minha barriga só ter que fazer uma parte mais pequenina.

E foi assim que quando vi um saco de agrião a 1€ no supermercado, me lembrei de fazer esta sopa. Os agriões estão cheios de anti-oxidantes (propriedades anticancerígenas), fibra (que eu sinto precisar muito!), ferro, vitamina B1, B2, B6 e cálcio (alimento importante para quem é intolerante à lactose).

E fiz assim:

Ingredientes:
500g de cenouras cortadas aos pedaços
250g de agriões
1 alho francês cortado em tiras fininhas
1 lata de grão-de-bico (400g)
1 cebola pequena cortada a meio
Meia colher de chá de cominhos em pó
1 colher de sopa de azeite

Numa panela com um litro e meio de água a ferver, juntei os ingredientes todos excepto o azeite. Não usei sal porque o grão-de-bico de lata já tinha. Cerca de 20 minutos deve chegar para todos os ingredientes estarem cozidos. Passei com a varinha mágica e juntei uma colher de sopa de azeite. Só ponho o azeite no fim para que o azeite não perca as qualidades ao ser cozinhado.

Em cada taça de sopa juntei uma colher de chá de sementes de linhaça e a mesma quantidade de sementes de abóbora.

Na fotos as sementes de linhaça aparecem inteiras porque me pareceu ficar mais bonito. Na realidade as sementes de linhaça devem ser moídas para que consigamos absorver os nutrientes. Senão corremos o risco de que passem pelo sistema digestivo e saim outra vez inteiras!.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...