quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cogumelos Recheados com Quinoa e Salada de Tomate



Adoro cogumelos e os meus preferidos são os portobello, que normalmente recheio com qualquer coisa e muito queijo. Mas como tenho andado com uma crise de Síndrome de Cólon Irritável que teima em não passar, tive que procurar uma refeição que fosse meiguinha para o meu estômago. E como o que me causou esta crise foi uma overdose de queijo que causei a mim própria com uns canelones de espinafres que fiz sem pensar nas consequências, o queijo desta vez teve que ficar de fora.

No caderninho de notas que tenho sempre na carteira, escrevi uma receita de um livro do Ian Marber que se chama qualquer coisa como Dieta do Food Doctor e que estava na mesa da sala de casa da minha mãe. Pareceu-me boa ideia para o jantar de Domingo à noite.

Ingredientes (para duas pessoas)
2 cogumelos portobello grandes ou 4 pequenos
1 colher de sopa de azeite
50gr de Quinoa
8 azeitonas pretas grosseiramente picadas
½ cebola finamente cortada
1 dente de alho esmagado
Raspa de 1 limão
sal
salsa picada (uma mão cheia)

Para a salada:
Tomates (eu usei uma caixinha de tomate cherry)
40ml de sumo de cenoura
1 colher de sopa de iogurte natural
sumo de ½ limão
1 ou 2 colheres de sopa de azeite

Cozer a quinoa em água (duas medidas de água para uma medida de quinoa) durante cerca de 15 minutos (seguir as instruções da embalagem). Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Retirar os pés aos cogumelos e picá-los em pedaços finos.
Aquecer o azeite numa frigideira, juntar a cebola e amolecê-la suavemente. Adicionar os pés dos cogumelos, o alho e as azeitonas e cozinhar tudo durante alguns minutos. Juntar a quinoa já cozida, a raspa de limão e salsa (que eu não usei porque não tinha).

Pôr os cogumelos numa travessa com a pele virada para baixo. Pincelar com azeite, rechear com a quinoa. Levar ao forno e cobrir com folha de alumínio. Cozinhar durante 15-20 minutos até os cogumelos estarem macios.

Para a salada, misturar o sumo de cenoura, iogurte, sumo de limão e azeite e temperar os tomate cherry cortados ao meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...