terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Peito de Frango Assado



No Natal recebi o livro Cozinhar com Jamie Oliver que adorei porque, para além de receitas simples, ensina-nos de facto a cozinhar melhor como nos diz o subtítulo. Tem também fotos maravilhosas.

Encontrei no livro quatro receitas de peito de frango assado para uma pessoa e gostei muito da ideia. Por vezes apetece-me cozinhar e a maior parte das receitas são para uma multidão de pessoas que não tenho a jantar em minha casa. Ontem aconteceu sermos dois e como já tinha decidido fazer a receita, optei por fazer duas versões do frango assado: com pancetta, alho-francês e tomilho e com batatas de Bombaim.

Aqueci o forno a 200º.

Numa taça, pus um peito de frango e juntei um alho francês cortado em pedaços de 0,5cm, três pés de tomilho fresco, um fio de azeite, um nó de manteiga, sal e pimenta preta acabada de moer e um pouco de vinho branco. Misturei tudo. Passei o alho francês para uma folha de alumínio e embulhei o peito de frango em cinco fatias de bacon fumado (no meu supermercado, ao contrário de onde o Jamie Oliver faz compras, não há pancetta e eu não estou para ir ao Porto sempre que preciso de um ingrediente menos comum). Coloquei o peito de frango em cimado alho francês e reguei com o molho que sobrou na taça. Pus alguns pés de tomilho por cima do frango.

Para a outra receita, descasquei batatas, cortei em cubos de 2,5cm e coloquei num tacho com água fria e sal. Deixei levantar fervura e cozinhar durante uns minutos. Deixei a escorrer.

Noutra taça coloquei uma colher de chá de açafrão da Índia, a raspa de um limão, um quarto de colher de chá de cominhos em pó, salsa (não tinha coentros como na receita original), um quarto de um pimento vermelho cortado em pedaços grandes e um pedaço de gengibre de 2,5cm cortado em palitos fininhos. Cortei três fatias ao limão e fiz sumo do que sobrou, juntando à taça. Juntei o peito de frango e as batatas e misturei tudo. Coloquei as batatas na folha de alumínio e o frango por cima das batatas e das três rodelas de limão. Reguei com azeite e temperei com sal e pimenta preta acabada de moer. (o peito de frango devia ter pele).

Levei ao forno 35 minutos. Quando estava douradinho por cima, retirei forno e dividi cada um por dois, para podermos provar as duas receitas. Ganharam as duas!

São receitas como esta que fazem com que goste de cozinhar. Com tão pouco trabalho e ingredientes baratos temos um jantar bonito e bom. E no final, só tinha os pratos e talheres para lavar! E aprendi a usar ervas e especiarias, misturar sabores e o que vai bem com o quê. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...