sábado, 20 de novembro de 2010

Abóbora e Cenoura


Quando descobri que tinha síndrome de cólon irritável (SCI) tive que ajustar a minha dieta e eliminar o que me causava dores de barriga e procurar descobrir o que suavizava os sintomas.

Ter SCI não justifica totalmente o meu interesse por comida. Sempre gostei muito de comer e quando fiquei inibida de comer e beber tudo o que queria, tive apenas um pretexto para ler mais sobre alimentos, para pensar mais ainda em comida e para falar mais sobre este tema!

Tenho planos para escrever mais sobre SCI, mas não para já. Agora quero falar sobre abóbora e cenoura. Dois alimentos que fazem com que tenha menos dores de barriga, quando adicionados à sopa.

A abóbora é rica em carotenos, vitamina C e B1, ácido fólico, potássio e fibra . Tem propriedades anti-oxidantes. Dietas ricas em carotenos oferecem protecção contra cancro e diabetes tipo II.

Os carotenos são soluveis em gordura (lípidos) o que significa que são assimilados mais facilmente pelo organismo se forem consumidos em conjunto com alguma gordura (juntar azeite à sopa por exemplo).

As cenouras estão na lista dos meus alimentos milagrosos. De todos os legumes que consumimos, é o mais rico em carotenos provitamina A. Contém vitamina K, fibra e vitamina C e B6 e potássio.

As cenouras são um fonte excelente de componentes anti-oxidantes e ajudam a proteger contra cancro e doenças cardio-vasculares. Promovem uma boa visão e olhos bonitos!

O que tudo isto tem a ver com SCI não sei. Mas consigo dizer que comer sopa de cenoura e abóbora reduz a irritação que sinto no estômago.

Aconselharam-me a comer a sopa sempre passada para retirar ao meu sistema digestivo o trabalho extra de digerir o que poderia comer inteiro e que iria dar mais trabalho ao meu intestino irritado. Optei por fazer sopas passadas com muita abóbora, cenoura e curgete. Ficam macias e muito boas. E aliviam-me um bocadinho dos enjoos e acidez no estômago.

SCI não é grave mas tem um efeito muito grande na minha qualidade de vida. Tanto estou bem um mês seguido como passo semanas seguidas com dores todo o dia, todos os dias. Mas nunca me vai impedir de fazer o que quer que seja. Tenho apenas que aprender a viver com isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...